domingo, 10 de julho de 2011

2013 - Ano Um

Começou hoje a seleção para a antologia 2013 - Ano Um, organizada pela autora Alicia Azevedo, da Sociedade das Sombras, junto com Daniel Borsa. Outro autor da Sociedade das Sombras que também fará parte de 2013 - Ano Um, é Adriano Siqueira que será um dos autores convidados para a antologia.

Esse livro promete já que gêneros dos mais variados, inclusive os que englobam a literatura fantástica, serão aceitos; desde que o tema da antologia seja mantido e o regulamento respeitado.

A participação na antologia será gratuita e não haverá a obrigatoriedade de aquisição de exemplares por parte dos autores selecionados. Somente contos inéditos serão aceitos.


Sinopse

Séculos atrás, os maias previram que o mundo chegaria a um fim catastrófico, após passar por cinco ciclos de existência. Com seus vastos conhecimentos de astronomia, concluíram que raros alinhamentos estelares, associados às posições do Sol e da Terra, trariam a destruição do mundo como o conhecemos.

A destruição prevista pelos maias viria através do Sol. A estrela, que antes proporcionava condições para a vida na Terra, passaria a emanar cada vez mais energia, fazendo com que a vida na Terra tivesse um fim trágico.

O calendário maia indica uma data exata para essa destruição: 21 de dezembro de 2012.

Somam-se à profecia inúmeras crenças, previsões científicas e místicas, assim como fatos que são conhecidos de todos. O Sol atingirá, entre 2012 e 2013, o nível mais alto de emissões energéticas dos últimos anos. Diversas organizações internacionais afirmam constantemente que o degelo das calotas polares é irreversível. As agências espaciais reafirmam que não existe tecnologia capaz de impedir a colisão de um asteróide com a Terra. O aquecimento global tende a aumentar de maneira descontrolada. A escassez de alimentos é uma ameaça constante. Catástrofes naturais são cada vez mais comuns.

Seja qual for a causa, muitos acreditam que a civilização humana, ou até mesmo o mundo que a abriga, está com os dias contados. Muito já se escreveu e falou sobre as catástrofes e destruições que estão por vir. De um modo ou de outro, o mundo sempre acaba. Como o próprio ciclo da vida, tudo tem um fim. Mas também tem um recomeço. Não queremos saber do fim, sim desse recomeço.
E se o mundo acabar? E se os maias estiverem certos? E se você sobreviveu? O que fazer nessa situação?

Chegou a hora de repensar tudo isso e preparar o mundo para o que virá depois do fim. Como acabou não é importante. O que importa é que acabou, e agora?

O desafio proposto aos autores dessa antologia é escrever não sobre o fim do mundo, mas sim sobre o recomeço de uma nova era, e quem sabe até avançar no futuro para nos dizer o que acontecerá a partir de 2013.

Esse ano terá a singularidade de marcar a raça humana e como ela será marcada depende de você.

Em uma iniciativa da Editora Ornitorrinco em parceria com a Editora Literata pedimos aos autores que embarquem nessa viagem e vislumbrem um futuro que foi previsto há milhares de anos. De um retorno à Idade da Pedra ao Cyberpunk; da esperança ao desespero; do término ao recomeço. Vale tudo, só basta ousar!

Selecionaremos autores que se juntarão aos convidados para nos contar como será o pós-apocalipse.

Nossos convidados:

Roberto de Sousa Causo
Gerson Lodi-Ribeiro
Tibor Moricz
Ana Lúcia Merege
Ademir Pascale
Duda Falcão
Adriano Siqueira

Contamos com seu conto e sua criatividade. Não percam tempo!
Um grande abraço,
Editora Ornitorrinco e Editora Literata


Texto Original do site da antologia:
http://www.editoraornitorrinco.com.br/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário